Conversando com uma colega border, ela me falou como a pandemia pirou bastante a relação dela com a organização. Pra mim também ficou tudo mais difícil. Fui testando soluções e trago um fio pra quem quiser testar também:

1. Se arrumar (como se fosse sair) pra trabalhar me casa me ajudou muito. Aprendi com a @renatacorrea. O fato de me arrumar me dava menos ansiedade e mais sentido de tempo e produção.

2. Manter a agenda organizada e elencar poucas atividades pra serem feitas no dia. Geralmente eu coloco duas tarefas que são prioridades e duas que eu gostaria de fazer se sobrar tempo.

3. Anotar na agenda todos os compromissos. Com a pandemia me peguei marcando coisas nos mesmos horários e esquecendo completamente. Eu anoto absolutamente tudo.

4. Separar um tempo pra lazer: ler um livro, ver série, jogar. Se seu dia só tem trabalho você vai se sentir sufocada e vai acabar não fazendo nada. (é depois vai entrar num ciclo de culpa). Aconteceu várias vezes comigo.

5. Desativar as notificações do celular, assim você não vai se sentir impelida a conferir quem te escreveu. Lembre-se, ninguém é mais importante que você mesma nesse momento de concentração.

6. Instalar o WhatsApp business e cadastrar uma mensagem automática para as mensagens que chegam, assim você não vai se sentir culpada de não responder imediatamente (eu sofro muito em deixar pessoas esperando e isso me trouxe uma paz imensa).

7. Se acordar em crise: respirar fundo, tomar a medicação, fazer os exercícios pra ansiedade e desmarcar os compromissos. Não se obrigar a fazer nada porque vai acabar fazendo mais mal pra você e vai prolongar a crise. (claro que aqui é pra quem tem o privilégio de não bater ponto).

8. Não levar eletrônicos pra cama. Levar um livro ou uma meditação. Essas são coisas que tenho feito e que tem me ajudado. Mas atenção: ada quadro psicológico requer um cuidado profissional com psiquiatra e psicólogo. Procure ajuda se não conseguir lidar sozinha.

Purple heart

Por último: ai devagar e respeita teu tempo. Implementa as coisas devagarinho pra poder ir construindo uma rotina.

Photo by Aditya Saxena on Unsplash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s