e quem não está?

esse desgoverno não está fácil. a pandemia e os negacionistas dela se multiplicam como uma praga num jardim fértil. eu só queria gritar da janela o quanto estou exausta. e com medo.

ano passado tive uma crise de despersonalização. já ouviu falar?

O transtorno de despersonalização/desrealização é um tipo de transtorno dissociativo que consiste em sentimentos recorrentes ou persistentes de distanciamento do próprio corpo ou processos mentais, geralmente com uma sensação de ser um observador externo da própria vida (despersonalização) ou de estar desconectado de um ambiente (desrealização). Este transtorno é quase sempre desencadeado por estresse grave. 

em um momento eu estava no meu quarto, no outro eu estava de baby doll no hall do meu andar sem saber quem eu era. lembro de fer me puxando, me guiando pra dentro de casa, mas eu não sabia quem era ela, nem seu nome, nem onde estava. senti um medo terrível. lembrava do meu pai e só pensava que queria ir pro colo dele.

quando ela me pôs no box do banheiro, eu senti que me observava de cima. ela me deu banho, penteou meu cabelo, me deu um chá de alguma coisa e eu assisti tudo como se não fosse comigo. foi a experiência mais assustadora da minha vida e eu escrevi sobre isso no meu novo livro.

sábado passado acordei e, por um momento rápido, não sabia onde eu estava. meu coração acelerou então comecei a recitar mentalmente: meu nome é dia, tenho 37 anos, moro em petrolina, sou casada, tenho quatro gatas: kika, blue, selina, adora… até realmente me convencer da minha identidade demorou um tempo.

tenho medo imenso de surtar e me perder nesse processo. estou exausta e sei que preciso pegar leve comigo. levei tanto tempo pra me construir como pessoa e perceber que isso pode ruir em questão de segundos me assusta, mas talvez seja a âncora que eu precise pra sobreviver e me aterrar à realidade, por mais dura que ela seja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s